top of page

Sobre o Autor

Prof. Dr. William de Souza Santos

Pós-Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA

Doutor e Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas Cognitivos.

Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais.

Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática.

Graduado em Licenciatura em Matemática.

Criador e CEO do Reforço Virtual de Matemática.        www.reforcovirtualdematematica.com.br  e @rvmatematica

Consultor Pedagógico de Matemática na criação de games do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais.

Professor do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras.

Tem por área de interesse Educação Matemática e Tecnologias Digitais .

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2735274515992218

Produção Científica

Dissertação e Tese

SANTOS, W. S.D.O.M.: Um Modelo de Game para o Ensino de Funções Quadráticas no Ensino Médio. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - Faculdade Senai Cimatec, Salvador/BA - 2014

SANTOS, W. S.; PAJDE: Um Modelo de Avaliação para Jogos Digitais Educacionais. Tese. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - Centro Universitário Senai Cimatec, Salvador/BA - 2018

Artigos e Demais Produções

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Projeto Fox: Um Game Voltado Para Mediação Do Ensino Da Matemática. In: VIII SMAT - Simpósio de Matemática da FCT-UNESP, Presidente Prudente - SP, 2013.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . REGISTRO DE SOFTWARE - INPI -  DO JOGO D.O.M., 2014.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DO JOGO D.O.M., 2014.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M.: UM MODELO DE JOGO DIGITAL PARA A INDÚSTRIA DE GAMES EDUCACIONAIS. In: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, SALVADOR, 2014.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO D.O.M. PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática,  Salvador, 2015.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . O Ensino das Funções Quadráticas através da Interação com Jogos Digitais. In: XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador, 2015.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . A Aplicação da Linguagem de Modelagem Unificada (U.M.L.): Novas Perspectivas para o Desenvolvimento de Games Educacionais. In: Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador, 2015.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M: um jogo de ficção científica mediando o ensino das funções quadráticas.. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo, 2016.

ALVES, L. R. G. ; SANTOS, W. S. . Uma Análise dos Jogos Lumosity e Elevate: Delineando Métricas Avaliativas In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo, 2016.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M. - Um Jogo Sobre Funções Quadráticas: Entre A Educação e o Entretenimento.

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2 (2016)   ISSN 1679-1916

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Uma Proposta de Aplicação do Método Analytic Hierarchy Process (AHP) na Construção de um Instrumento de Avaliação das Contribuições dos Jogos Digitais Educacionais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Curitiba, 2017.

SANTOS, W.; OLIVEIRA, A.. Pokémon Go: trilhas para a aprendizagem.  IN:  ALVES,L.; TORRES, V. Jogos digitais, entretenimento, consumo e aprendizagens: uma análise do Pokémon Go. Edufba, Salvador. 2017. P. 99-122  ISBN: 878-85-232-1600-9

SANTOS, W.; ALVES, L. Jogos Digitais e Matemática: uma revisão sistemática das produções brasileiras. IN: SOUZA, C.R.; RIOS, J.; SANTOS, L.; CARNEIRO, T.. Tecnologias Aplicadas À Saúde E Educação. EDIFBA, Salvador, 2018. P.309-338. ISBN: 978-85-67562-21-6

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. .Jogos Digitais: um level up para a Educação Matemática brasileira. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Unilasalle - Canoas, v. 23, n. 2, 2018    ISSN 2236-6377     

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MOBILE LEARNING: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APP’S E JOGOS DIGITAIS . Revista Debates em Educação, UFAL - Alagoas, v. 10, n. 22, 2018    ISSN 2175-6600     

SANTOS, W. S.ALVES, L. R. G. . Games, e-book e gamebook: para além de gamificar um livro digital. In: Rogério Barbosa da Silva; Pablo Gobira; Francisco Marinho. (Org.). Múltiplas interfaces: livros digitais, criação artística e reflexões contemporâneas. 01ed.Belo Horizonte: Scriptum Livraria e Editora, 2018, v. 01, p. 16-37. 

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Uma Taxonomia Avaliativa para Jogos Digitais Educacionais. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Ententenimento Digital, 2018.

DE BARROS PEREIRA, Hernane Borges; ALVES, Lynn Rosalina Gama; DE SOUZA SANTOS, William. Avaliação da usabilidade do Game Líder Sim–um jogo digital para estimular o planejamento e liderança. Obra digital: revista de comunicación, n. 16, p. 119-134, 2019.

SANTOS, W. S.;ALVES, L. R. G. . PAJDE: Um Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais.  In: XIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019, Maceió-AL.

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 01 

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 02 

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 03 

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 04 

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 05 

SANTOS, W. S.;ALVES, L. R. G.. Jogos Digitais Educacionais. OBRA DIGITAL: JOURNAL OF COMMUNICATION AND TECHNOLOGY, v. 1, p. 13-24, 2020. 

SANTOS, W. S.;ALVES, L. R. G..  Digital Educational Games: Tensioning the Production Process. OBRA DIGITAL: JOURNAL OF COMMUNICATION AND TECHNOLOGY, v. 1, p. 13-24, 2020. 

SANTOS, W. S.; MORENO, V.; SUZART, E.. Ensino para o Antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World. Revista Debates em Educação, UFAL - Alagoas, v 12, n 27 p. 576-592 , 2020    ISSN 2175-6600

SANTOS, W. S.; ALVES, L. O pensamento aritmético, suas relações com as funções executivas e as contribuições dos jogos digitais: um estudo com alunos universitários. Revista Interfaces Científicas - Educação -  Aracaju • V.9 • N.2 • p. 51 - 65 • Julho - 2020 ISSN 2316-3828

SANTOS, W. S.; SANTO, E.E.. A gamificação como elemento potencializados de um modelo pedagógico para a educação à distância. CIET/ENPED 2020.

SANTOS, W. S.; SILVA, N.; ALMEIDA,S; CAMPOS, T.. A razão áurea nos projetos arquitetônicos: uma pesquisa de campo na cidade de Cajazeiras-PB. VII ECMAT,  2020.

SANTOS, W. S.; Adição e subtração de frações: uma nova técnica utilizando as Barras de Cuisenaire. VII ECMAT, 2020.

SANTOS, W. S.; SOUZA,T.. Covid-19: uma análise numérica sobre a importância do isolamento social no estado da Paraíba. VII ECMAT, 2020.

SANTOS, W. S.. O uso do Google Forms na criação de atividades gamificadas para o ensino da matemática. VII ECMAT, 2020.

SANTOS, W. S. Capacitando professores para a produção de atividades gamificadas com o uso do Google Forms. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. , v.17, p.230 - 245, 2021.

SANTOS, W. S. O PERFIL DA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO DA REVEMAT: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS REDES DE COAUTORIA. REVEMAT. , v.16, p.1 - 19, 2021.

SANTOS, W. S.; LOPES, D. S.; ALVES, L. R. G. Uma análise do processo de gamificação em narrativas interativas da Netflix na prática de ensino. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. , v.17, p.153 - 170, 2021.

SANTOS, W. S.; COIMBRA FILHO, S.  UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO E A SALA DE AULA INVERTIDA. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. , v.17, p.223 - 238, 2021.

SANTOS, W. S.; ROCHA, J. M. F. . O ensino de trigonometria no ensino remoto: Uma proposta de sala de aula invertida com o uso do Nearpod. PRINCIPIA (JOÃO PESSOA), v. 58, p. 115-134, 2021.

SANTOS, W. S.; ROSENO, J. N. A. . Gamificação no ensino a distância: Uma proposta de modelagem para disciplinas no ensino superior. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 17, p. 197-212, 2021.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. ; BASTOS, L. R. ; SOUSSA, M. R. B. ; CARAPIA, A. S. . Logicamente: uma Plataforma Digital para Estimulação das Funções Executivas. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 22, p. 113-129, 2021.

SANTOS, W. S.. PAJDE: Um modelo avaliativo para jogos digitais educacionais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 101-110, 2021.

SANTOS, W. S.. #Virtualizando_a_Matemática. In: Kissia Carvalho; Geraldo Herbetet de Lacerda; Ana Paula da Cruz. (Org.). Para contar e recordar: memórias de uma década do Curso de Licenciatura em Matemática no Campus Cajazeiras do IFPB. 1ed.João Pessoa: IFPB, 2021, v. , p. 178-184.

SANTOS, W. S.; MIRANDA, V. C. P. ; SOARES, A. A. ; SOUZA, D. S. ; FOLY, F. B. ; SANTOS, L. B. . COVID-19: APLICAÇÃO DA INTEGRAÇÃO NUMÉRICA NA ANÁLISE DO ISOLAMENTO SOCIAL EM BOM JESUS DA LAPA. In: XXIV Encontro Nacional de Modelagem Computacional, PPGMC/UESC, Ilhéus, 2021.

SANTOS, W. S.; SANTOS, R. ; GOMES, A. M. . Transtornos específicos de aprendizagem no ensino remoto: sugestões de aplicativos para a aprendizagem da matemática. In: VIII ECMAT, 2021, Cajazeiras. VIII ECMAT, 2021.

SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. . O uso de planilhas eletrônicas como recurso para possibilitar a compreensão sobre o pagamento de boletos e cashback da picpay. In: VIII ECMAT, 2021, Cajazeiras. VIII ECMAT, 2021.

SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. ; SOUZA, D. A. ; CAMPOS, I. ; JUNIOR, V. . Alguns Princípios da Matemática e suas Importâncias. In: VIII ECMAT, 2021, Cajazeiras. VIII ECMAT, 2021.

SANTOS, WILLIAM DE SOUZA. UM GRUPO DE ESTUDO COMO UM AMBIENTE DE PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS MATEMÁTICAS. PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO, v. 10, p. 76-82, 2022.

SANTOS, W. S.; COUTINHO, I. . AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM: MODELOS AVALIATIVOS PARA UMA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA. In: Lynn Alves. (Org.). Plataformas digitais, jogos digitais e divulgação científica: pesquisas e práticas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 99-112.

 SANTOS, W. S.; BONIFACIO, F. T. ; CARVALHO FILHO, E. A. . Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais com o RPG Maker: Um Estudo de Caso com Professores de Matemática. In: XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Natal, 2022.

 SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. A. ; PEREIRA, P. R. C. ; CAMPOS, I. S. . ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA FINANCEIRA E AS PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS. In: IX Semana de Matemática, Campos Sales, 2022.

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 003306 2    JOGO DIGITAL CAÇA A PROVA DE RIEMANN

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 003284 8    JOGO DIGITAL A TRAJETÓRIA DE ADA

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 003283 0    JOGO DIGITAL "O SONHO COM A BOTIJA"

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 000994 3    Jogo Digital O Escolhido

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2023 001244 0   Jogo Digital "O Paradeiro de Euclides"

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2023 001243 2    Jogo Digital "Trilha do Conhecimento"

SANTOS, W. S.; SILVA, P. P. I. A contribuição dos Role-Playing Games para a aprendizagem da Matemática. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. , v.19, p.214 - 225, 2023. 

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G.; SOUZA, S. R. L. S.; MACEDO, R. J.; OLIVEIRA, V. P.; LORDELO, S. N. B.; WINKLER, I. Augmented reality in education for industry 4.0: What are the barriers to adoption?. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. , v.15, p.481 - 505, 2023.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. Digital platforms used for teaching: an analysis of professor practices from four university institutions in the northeast of Brazil. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. , v.15, p.481 - 511, 2023.

SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. A.; NERES, W. Os Coletivos de Pensamento do BOLEMA: Uma Análise Através das Redes de Coautoria. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v.37, p.392 - 406, 2023.

ALVES, LYNN ROSALINA GAMA ; DE SOUZA SANTOS, WILLIAM . Initial notes: datafication and data protection in the Brazilian university scenario. Information And Learning Sciences, v. 1, p. 1-17, 2023.

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR512024000408-4   MÉTODOS NUMÉRICOS - ZEROS DE FUNÇÃO

ALVES, L. R. G.; SANTOS, W. S.. Delineando práticas lúdicas nos cenários de aprendizagem acadêmicos In: REDE DE EDUCAÇÃO, PRÁTICAS INOVADORAS, LÚDICAS E INCLUSIVAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO, ed.1. Rio de Janeiro: EDUFF, 2023, v.1, p. 317 - 329.

SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P.. Inteligência Artificial, ChatGPT e Matemática: convergências e Divergências In: Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos, ed.1. Salvador: EDUFBA, 2023, v.1, p. 169 - 188.

ALVES, L. R. G.; SANTOS, W. S.. INTERAÇÕES COM INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS CONTEMPORÂNEAS: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO In: CHATGPT E OUTRAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CIBERCULTURA, ed.1. Maranhão: EDUFMA, 2024, v.2, p. 73 - 83.

ARAUJO, A. G. P. ; SANTOS, W. S. ; SANTOS, R. T. ; MENEZES, M. B. . Jogos digitais e geometria: uma revisão sistemática das produções brasileiras. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 26, p. e024042 1-18, 2024.

SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR512024002665-7   Programa de Cálculo Numérico - ZEROS DE FUNÇÃO

SANTOS, WILLIAM DE SOUZA; XAVIER, PAULO HENRIQUE FARIAS ; SILVA, LEONARDO MACAULAY BERNARDO DA . A utilização da aprendizagem baseada em problemas (PBL) nas aulas de estatística em um curso superior. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e5359-16, 2024.

SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. A. ; PESSOA, M. F. ; DANTAS, S. E. A. . O Cenário da Educação Matemática pela EMR: uma análise através das redes de coautoria. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO), v. 29, p. 1-15, 2024.

SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. A. ; BONIFACIO, F. T. ; SILVA, L. M. B. . Jogos digitais e educação matemática: perspectivas do game "O paradeiro de Euclides" para a aprendizagem de geometria. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e5534-23, 2024.

bottom of page