Reforço Virtual de Matemática
Resolva seu problema online
7º ANO
A ORIGEM DOS SINAIS MATEMÁTICOS + E -
Conta-se uma história que na antiguidade existia um Senhor Feudal que era dono de muitas terras e dinheiro. Ele possuía em seu reino muitos soldados com o intuito de proteger todos os seus bens e riquezas.
Os outros Senhores que não tinham condições de pagar empregados para fazer a segurança, resolveram pedir para este Senhor Feudal que guardasse seus bens porque uma crise iria acontecer no país. Eis que nesse momento surge a primeira instituição financeira (banco) da época.
Ao levar o dinheiro para ser guardado a pessoa recebia do Senhor feudal pedras azuis, chamadas de plus, que simbolizava quanto de dinheiro a pessoa tinha trazido. Quando a pessoa precisasse do dinheiro trazia as pedras e trocava pelo dinheiro.
Com início da crise no país, algumas pessoas resolveram pedir dinheiro emprestado e o Senhor feudal utilizava pedras vermelhas, chamadas de minus, para simbolizar quanto de dinheiro a pessoa tinha solicitado.
Com o passar do tempo e com o surgimento dos algarismos indo-arábicos o uso das pedras caiu em desuso, e surgiram os sinais de mais e menos. O sinal de adição (+) deriva da palavra latina plus que se utilizava na antiguidade. Para abreviar seu uso, o plus foi substituído pelo "p" que com a velocidade da escrita foi derivando em duas linhas cruzadas que terminaram convertendo no sinal "+" que usamos hoje em dia. O sinal de subtração (-) tem um caminho similar ao sinal de soma. Deriva da palavra latina minus, que depois foi substituída, com o fim de abreviação, pela palavra mus com um traço acima. Logo a palavra desapareceu e ficou somente o traço. Outra coisa interessante é o uso das cores, quando estamos devendo ou no negativo utilizamos o vermelho e quando estamos sem dívidas.
...................................................................................................................................................................................
Vídeo-Aula sobre Regra de Três Composta
* Os textos, vídeos e outros materiais disponíveis são para divulgação. Caso você precise de algum material de outro assunto que não esteja contemplado nessa página, entre em contato.